top of page

Projeto GESTAAMOR chega à 8º edição na Santa Casa de Formiga


O Projeto GESTAAMOR idealizado pelo núcleo de enfermagem da Santa Casa de Formiga realizará nesta sexta-feira (6), a sua 8º edição. Nesta ocasião a palestrante será a deputada estadual Geisa Teixeira (PT/MG), autora do projeto de lei que dispõe sobre a implantação de medidas de informação e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica no Estado de Minas Gerais.

Será um momento onde diversas gestantes da região vão poder esclarecer dúvidas e conhecer um pouco mais sobre a proposta da deputada, que sobretudo, defende que a violência obstétrica é uma realidade e pode ocorrer na gestação, no momento do parto e do pós-parto. O Projeto de Lei, de número 4.677/2017, está em tramitação na Assembleia Legislativa e atualmente se encontra sob análise da Comissão de Constituição e Justiça e Comissão de Saúde.

Haverá ainda, uma palestra com o tema: Dor Além do Parto, ministrada pela coordenadora da Unidade Materno Infantil, Tassyane Tavares e a doula Grasielly Sheila Leal.

Sobre o curso

O curso é oferecido gratuitamente na Maternidade de Formiga, sendo ministrado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas, doulas, consultoras de amamentação e psicólogos.

As ações desenvolvidas dentro do projeto GESTAAMOR ocorrem mensalmente nas últimas quintas-feiras do mês (variação conforme feriados nacionais), das 19h as 21h30. As inscrições para o curso ocorrem nos municípios da microrregião, mediante a Secretaria de Saúde.

Segundo a coordenadora da Unidade Materno Infantil Tassyane Tavares, o projeto cumpre o papel social promovendo acompanhamento contínuo das gestantes do município de Formiga e da microrregião, através de ações de prevenção e promoção de saúde, investindo em informações que possam favorecer o aprendizado da gestante, fortalecer a corresponsabilidade na assistência pré-natal, parto e puerpério e, assim, impactar positivamente os indicadores de saúde do município relacionado ao binômio mãe e filho.

“Destina-se também, a oportunizar as gestantes uma melhor acolhida, inserindo-as nas atividades de cunho socioeducativas e como também psicossocial, através da ação intersetorial e do trabalho multiprofissional, através dos serviços ofertados pela Maternidade”, ressaltou a coordenadora.

Tassyane ressalta que o GESTAAMOR visa ainda, a prevenção de óbitos maternos, infantis e fetais, além de esclarecer as gestantes sobre as alterações anotamo-fisiológicas e psicossociais durante a gestação, parto e puerpério, quanto à nutrição adequada durante a gravidez, dentro outros objetivos.

O encontro ocorrerá nesta sexta-feira (6), às 19h na Maternidade da Santa Casa de Formiga, que fica na Rua Dr. Teixeira Soares, nº 335, no Centro de Formiga.

Últimas Notícias
Arquivo
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page