Santa Casa de Formiga realiza mais uma captação de órgãos para transplante

Fotos: Jordana Heloisa/Com SC

Na manhã deste sábado (20), a Santa Casa de Formiga realizou mais uma captação de órgãos para doação. A paciente RCC, de 22 anos, sofreu um acidente de moto, na terça-feira (16), e constatou-se a morte encefálica na quinta-feira (18), quando a família optou por fazer a doação de alguns órgãos.

Duas equipes médicas, composta por 7 profissionais, do Hospital Felício Rocho e do Hospital das Clínicas, de Belo Horizonte, foram responsáveis por captar os órgãos e destiná-los para doação. Os órgãos doados foram os rins, pâncreas e fígado. O procedimento para retirada destes órgãos deu início por volta das 11 horas da manhã com previsão de duração de, aproximadamente, 3 horas.

Doação de órgãos

A doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação.

O transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto.

Em um cenário de pandemia, como a da Civid-19, é possível sim e superimportante a captação de órgãos para doação. Segundo o diretor técnico da Santa Casa de Formiga, Dr. Yuri Amorim Braga, para a captação neste momento é necessário que o paciente teste negativo para Covid-19. O teste da paciente testou negativo, sendo assim possível realizar a captação dos órgãos.