top of page

UTI Neonatal da Santa Casa de Formiga poderá paralisar novamente os serviços


Os serviços da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Formiga poderão ser novamente paralisados, desta vez, por falta de mão de obra médica. A unidade foi reaberta em janeiro de 2019 e é de extrema importância para Formiga e região.

Para a reabertura da Unidade, foi formada uma escala de trabalho com a equipe que trabalhava antes do fechamento da UTI Neonatal. Estes médicos receberam os atrasados de 2016 e 2017 e assumiram a escala, porém, com o passar do tempo, eles foram deixando de assumir os plantões. Desde o final de maio, os profissionais que compunham a escala não quiseram mais assumir os plantões e a Administração vem encontrando dificuldades em manter uma escala de atendimento 24 horas. O diretor técnico, Dr. Yuri, vem se esforçando para a manutenção da escala.

Além do problema com escala de médicos neonatologistas, existe também a necessidade de se manter uma escala de Pediatria que dê suporte para as altas da UTI Neonatal.

Durante estes meses após a reabertura, foram atendidos 16 neonatos, o que demonstra a necessidade e a importância de se manter a Unidade em funcionamento. Caso os serviços da UTI sejam novamente paralisados, os recém-nascidos que necessitarem de cuidados especiais, serão transferidos para Belo Horizonte ou alguma outra cidade no Estado, o que deixa a nossa região desassistida em relação às gestantes.

O setor da Maternidade não está credenciado para atender a gestantes de alto risco e o acesso dos recém-nascidos para a UTI Neonatal acontecem por meio do SUSFácil ou via SAMU. Muitos gestores de saúde da região entendem que, por existir a UTI Neonatal, o nosso serviço de Maternidade é para gestante de alto risco, o que não é institucionalizado pelo SUS.

O vazio assistencial permanece na região oeste mas a Administração da Santa Casa precisa de uma equipe de médicos que fiquem de plantão 24 horas, de segunda a segunda, caso contrário, não terá como manter os serviços da UTI Neonatal.



Últimas Notícias
Arquivo
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page