top of page

Gestantes que participam do GESTAAMOR passam por ultrassom natural






Toda última quinta-feira do mês, é realizado, na Maternidade da Santa Casa de Formiga, o GESTAAMOR. Durante o encontro, as gestantes participam de rodas de conversas, quando são informadas sobre o parto, recebem dicas de cuidados com a criança e, principalmente, discutem os muitos mitos relacionados à gravidez, levando-as a refletir sobre a gestação.


A coordenadora da Maternidade e idealizadora do curso, enfermeira Tassyane Tavares, ressalta que, após o término do encontro, as participantes que têm acima de 32 semanas de gestação, como incentivo, participam da arte gestacional, também conhecida como ultrassom natural.


Tassyane explica que o ultrassom natural é como um exame físico. “Parteiras conseguem detectar a posição do bebê e até as condições do líquido amniótico. Tudo é representado em um desenho na barriga, que ajuda os pais a visualizarem o novo membro da família”, detalha.


“A arte gestacional representa a vida que está dentro do útero e vai além da arte, é um momento único e muito especial. O bebê mexe, a gestante se emociona, as pessoas se encantam. Vejo como uma troca de amor. Geralmente, gasto de uma a duas horas para fazer o desenho”, explica a coordenadora.


Tassyane conta também que, além de fazer o desenho, a mãe ainda pode eternizar o momento, por meio de um pano de tricoline e úmido. “Ela o coloca na barriga e todo o desenho sai nele, então, com isso, a gestante pode colocar o desenho num quadro e guardar como lembrança.”

Conheça a técnica


A técnica, que mistura ciência e arte, foi criada no início dos anos 1990, quando a parteira Naolí Vinaver, vivia no México, com os filhos Thai, hoje com 24 anos, Isamu, 21, e Tamaya, 18, mas vem ganhando a atenção dos pais, ano após ano, em especial, daqueles que buscam um pré-natal ainda mais humanizado. Com as redes sociais, está cada vez mais popular. “Meu filho mais velho tinha 2 anos quando engravidei de Isamu. Ele gostava de desenhar com aqueles bonecos do tipo ‘palito’ o irmãozinho dele na minha barriga. Então, me inspirei nele e comecei a fazer isso na família. Depois, decidi transportar a técnica para as grávidas que atendia”, conta. “Naquela época, comecei a pintar na barriga das mulheres, com lápis ou delineador de olho, porque metade da população que eu acompanhava como parteira era camponesa, com pouco acesso ao ultrassom. Senti que elas também queriam uma maneira de olhar o estado do bebê. Depois, comecei a pintar as barrigas das mulheres da cidade, que tinham acesso ao ultrassom convencional. Descobri, rapidamente, que era um espetáculo para todo mundo. Por isso, passei a usar essa técnica como ferramenta de trabalho”, lembra.


O curso


O curso é oferecido, gratuitamente, na Maternidade de Formiga, sendo ministrado por uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas, doulas, consultoras de amamentação e psicólogos.


As ações desenvolvidas dentro do projeto GESTAAMOR ocorrem, mensalmente, nas últimas quintas-feiras do mês (variação conforme feriados nacionais), das 19h às 21h30. As inscrições para o curso ocorrem nos municípios da microrregião, junto à Secretaria de Saúde.

O projeto cumpre papel social, promovendo acompanhamento contínuo das gestantes do município de Formiga e da microrregião, por meio de ações de prevenção e promoção de saúde, investindo em informações que possam favorecer o aprendizado da gestante, fortalecer a corresponsabilidade na assistência pré-natal, parto e puerpério e, assim, impactar, positivamente, os indicadores de saúde do município relacionados ao binômio mãe e filho.


Atualmente, o curso do GESTAAMOR tem 40 participantes e muitas vão acompanhadas dos pais, familiares e amigos.


Próximo encontro


O próximo encontro será realizado no dia 28 de junho, quinta-feira, às 19h00, na Maternidade da Santa Casa.


Neste mês, a roda de conversa terá como tema “Partos humanizados e vias de parto”, o qual será ministrado pelo médico obstetra Dr. Décio Amaral e a doula Grasielly Leal. Haverá também Terapia Reiki, além de sorteio de brindes e lanche de confraternização.


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (37) 3329-1300.

Últimas Notícias
Arquivo
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page