“Doe um sorriso, doe um brinquedo”


A Santa Casa de Caridade de Formiga lançou nesta sexta-feira (4), a Campanha “Doe um sorriso, doe um brinquedo”, que visa arrecadar brinquedos para o acervo da Brinquedoteca Hospitalar localizada dentro do setor de Pediatria e Maternidade do Hospital.

A Brinquedoteca, que recebeu o nome de “Dr. Filhinho”, é um setor construído mediante lei, que regulamenta a existência do espaço obrigatório, cujo objetivo é proporcionar um ambiente mais alegre e descontraído no período de internação e recuperação de pacientes infantis.

Funcionando desde 2007, a Brinquedoteca vive hoje um momento de escassez de materiais que são de extrema importância para as atividades do setor. Faltam itens como brinquedos para meninas, materiais didáticos como livros, jogos, desenhos, lápis de colorir, giz de cera, bolas e tapete EVA.

Segundo a coordenadora da Maternidade, a enfermeira obstetra Tassyane Tavares, o espaço exerce uma função fundamental na vida de crianças internadas na unidade, pois é brincando e participando de atividades recreativas que elas se esquecem um pouco do momento difícil provocado pela internação.

“Poder ter acesso à diversão em um espaço que já tem certa frieza é de extrema importância para esses pacientes infantis, porque quando a criança é hospitalizada ela deixa seus amigos, seus brinquedos, sua rotina e passa a conviver em um ambiente desconhecido e com pessoas desconhecidas, onde precisam tomar medicamentos e tudo isso provoca desconforto, medo e ansiedade. E é nesse sentido, que a Brinquedoteca ameniza todos esses sentimentos e também preserva a saúde emocional através da possibilidade de brincar, jogar e encontrar outras crianças”, ressaltou Tassyane.

Para a coordenadora da Brinquedoteca Maria Geraldina, o espaço visa ainda estimular o desenvolvimento infantil, já que a internação pode ser longa e acaba privando essas crianças de momentos pedagógicos. “A Brinquedoteca existe justamente para que a criança saia do ambiente hospitalar e resgate aquilo que ela fazia em casa como ver desenhos, brincar. Por isso é tão importante termos um ambiente com diversidade de brinquedos e que seja agradável para nossos pacientes. A doação de cada um fará toda diferença na nossa Brinquedoteca”, ressaltou.

Qualquer interessado em ajudar pode deixar a doação na portaria da Santa Casa ou entrar em contato pelo telefone: (37) 98829-3596.

Últimas Notícias
Arquivo
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square

Rua Dr. Teixeira Soares, nº 335 - Centro - Formiga/MG      Telefone (37) 3329-1300