Santa Casa de Formiga esclarece a atual dívida de 27 milhões

Foto: Eduardo Lacerda/Câmara Municipal

Os membros da Mesa Administrativa da Santa Casa de Formiga estiveram na reunião ordinária da Câmara Municipal, na segunda-feira (19), para esclarecer sobre a atual situação financeira da instituição, que conta com uma dívida avaliada em, aproximadamente, R$ 27 milhões.

No início desta gestão, foi feito um levantamento contábil e foi constatado que a dívida da entidade era cerca de R$ 14 milhões, porém, durante este período de trabalho (2016 e 2017), foram realizadas várias auditorias, internas e externas, e foi detectado que este valor não correspondia à realidade dos números, quando se cruzavam os dados financeiros. Acredita-se que o valor anterior não era real devido a falha na alimentação de dados no sistema.

Atualmente, a dívida da Santa Casa de Formiga é de R$ 27.841.188,12 (até outubro de 2017), incluindo dívidas com fornecedores, médicos, impostos, instituições financeiras e CEMIG. Por isso, a entidade tem enfrentado vários problemas com os pagamentos dos salários dos funcionários, médicos, dificuldade no abastecimento de suprimentos assistenciais, dentre outros.

Mesmo diante de todas essas dificuldades, a Administração conseguiu, até o momento, quitar cerca de R$3,6 milhões de dívidas com alguns fornecedores estratégicos e com instituições financeiras para que o hospital continue funcionando.

O trabalho desta gestão tem sido desenvolvido em prol de que a Santa Casa continue prestando todos os serviços à população. Os integrantes da Mesa Administrativa não são remunerados e não estão medindo esforços para que os serviços não sejam suspensos. De acordo com a Provedora da Santa Casa, Anice Bottrel, a solidariedade e apoio da comunidade é muito importante. “Gostaríamos de contar sempre com a solidariedade de toda a população, apoiando sempre nosso trabalho, para vencermos essa luta de manter o nosso único hospital que, além de Formiga, também é referência para mais oito cidades da região”, comentou.