Santa Casa de Formiga realiza o 1º Fórum de Fisioterapia Hospitalar

Nesta quarta-feira (8), a Santa Casa de Formiga realizou o 1º Fórum de Fisioterapia Hospitalar. O evento contou com mais de 50 pessoas, entre eles, estudantes e profissionais da área de Fisioterapia.

A fisioterapia hospitalar é de fundamental importância para o paciente em recuperação e, através de embasamento teórico e prático, ajuda a diminuir a internação, evita efeitos deletérios do leito e mantêm as vias aéreas pérvias.

O Fórum foi planejado com o objetivo de ampliar os conhecimentos de todos os participantes, para que possam evoluir, ainda mais, enquanto profissionais, e levar possibilidades, novas estratégias, condutas e protocolos da Unidade Hospitalar, visando sempre um melhor atendimento para os pacientes, com profissionais mais capacitados e aptos para a realização dos procedimentos.

Os temas abordados durante o dia foram: O uso da ventilação mecânica na UTI Adulto, com a palestrante Lígia Pelosi; A importância do posicionamento e fisioterapia motora no atendimento hospitalar, com a fisioterapeuta Adriele Alves de Oliveira; Novas técnicas de atuação da reabilitação cardiovascular e respiratória, com a professora Anadely Aparecida Silva Guimarães; Mobilização precoce em ambiente hospitalar, com o fisioterapeuta e professor Júnio Alves Magalhães; Ventilação mecânica na UTI neonatal, com Linda Lilian de Almeida Faria e Ventilação não invasiva na unidade hospitalar, com a também fisioterapeuta Luciana Alvares Sant’Ana.

Na Santa Casa de Formiga, o serviço de Fisioterapia em cuidados especiais foi iniciado há 13 anos, auxiliando diretamente na recuperação do paciente.

A coordenadora da equipe de Fisioterapia da entidade, Camila Gontijo, foi quem idealizou a realização deste fórum, pensando em preparar ainda mais o profissional recém inserido no mercado de trabalho, e até mesmo os estudantes que estão prestes a ingressar no mercado, a fim de demonstrar a atual realidade vivida pelo fisioterapeuta dentro do hospital. “A experiência que foi trocada entre os profissionais que ministraram as palestras e os participantes do fórum foi excelente para demonstrar o nosso dia a dia”, comentou.

Durante o evento, tivemos a parceria da Cacau Show, Mahogany Cosméticos, Clínica Vitale, Inovar e Redefarma, que distribuíram alguns brindes para sorteio e expuseram seus produtos aos participantes.

Confira abaixo outras fotos do evento: