Outubro Rosa: ação interna é realizada na Santa Casa de Formiga


Os membros da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) da Santa Casa de Formiga, com o apoio do SESMT, realizaram uma pesquisa com o objetivo de identificar a frequência e realização de exames para prevenção ao câncer de mama das mulheres que trabalham na instituição. A pesquisa foi realizada no período de 13 a 15 de outubro.

Atualmente, a instituição possui 340 colaboradoras, das quais 188 participaram da pesquisa.

Como resultado da pesquisa, observou-se que 127 mulheres realizaram algum tipo de exame de prevenção ao câncer de mama no último ano, como autoexame, mamografia e outros e 61 mulheres não realizaram nenhum tipo de exame. Por isso, concluímos que a maior parte das colaboradoras estão conscientes e realizando ações de prevenção ao câncer de mama. Parabenizamos e agradecemos as participantes e reforçamos a importância de ações para prevenção ao câncer de mama.


Sobre o exame

O autoexame é indicado para mulheres com idade a partir de 20 anos e toda mulher com idade acima de 40 anos tem direito a fazer um exame de mamografia, por ano, pelo SUS. Pacientes que tem convênio, conseguem atendimento com o mastologista, mediante encaminhamento de outro profissional da área médica.

Para seguir o fluxo para agendamento de mamografia no município via Sistema Único de Saúde (SUS) a paciente deve ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro para providenciar o pedido do exame, mulheres com idade entre 50 e 69 anos, o pedido de exame pode ser feito pela enfermeira da unidade de saúde. As pacientes que tem idade até 50 anos devem passar pelo médico que fará o pedido de exame. Assim que tiverem esse pedido, a paciente deve procurar o Centro de Imagens do município para o agendamento da mamografia.

Últimas Notícias