Representantes da Santa Casa de Formiga participam de audiência pública na Assembleia Legislativa de

Nesta quarta-feira (26) foi realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir a atual situação financeira da entidade. A audiência foi solicitada pelo prefeito, Eugênio Vilela, com intermediação do deputado estadual Duarte Bechir/PSD. Representantes da Santa Casa de Formiga, os prefeitos de Formiga e Pimenta, vereadores formiguenses e secretários de saúde das cidades de Formiga, Bambuí, Pains e Iguatama fizeram parte da comitiva presente na audiência.

A solicitação feita por parte da Santa Casa de Formiga na reunião foi de que seja feito um repasse no valor de R$240 mil/mês, pelo período de 12 meses, a fim de amenizar o déficit da entidade que gira em torno de R$300 mil/mês, que foi bem aceita pela comissão e será analisada por técnicos do Estado.

Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde irá rever a contratualização do Sistema Único de Saúde (SUS) com a Santa Casa, com a possibilidade de aumento no valor de R$93 mil/mês, tendo em vista que o hospital voltou a oferecer serviços à população que antes estavam paralisados, como a UTI Neonatal, 7 leitos a mais na UTI Adulto e o serviço de hemodinâmica.

Segundo a gestora da Santa Casa de Formiga, Myrian Coelho, a audiência foi muito produtiva e representativa. “Os deputados apoiaram nossas demandas e pudemos demonstrar a importância do pleno funcionamento do hospital para Formiga e região”, comentou.

Myriam aproveitou a oportunidade para lembrar que a entidade também precisa de ajuda para melhorias estruturais, como a reforma do talhado que, em período de chuva, dificultam alguns atendimentos e a manutenção do aparelho de Ressonância Magnética, que está parado por falta de recursos.