Sexta, Outubro 31, 2014
Texto






Funcionários da Santa Casa celebram “Outubro Rosa”

Funcionários da Santa Casa celebram “Outubro Rosa”
Os funcionários, vestidos de rosa, chamaram a atenção das mulheres quanto à prevenção do câncer de mama O dia 30 de outubro de 2014 foi marcado pela celebração do “Outubro Rosa”....
Leia mais...

Setor de Suprimentos tem novo coordenador

Setor de Suprimentos tem novo coordenador
O Setor de Suprimentos vem sendo modificado para acompanhar a evolução do Hospital nos últimos tempos. A área, essencial para a Instituição, agora é dirigida por um profissional com formação...
Leia mais...

FEDERASSANTAS inicia implantação de regionais

FEDERASSANTAS inicia implantação de regionais
As Federessantas  está colocando em prática um projeto muito desejado, tanto pelos hospitais quanto pela diretoria.Atuar de maneira regional faz parte dos planos das Federassantas já há alguns...
Leia mais...

Escritório da Qualidade é reativado na Santa Casa de Formiga

Escritório da Qualidade é reativado na Santa Casa de Formiga
Implantado em 2011, na Santa Casa de Formiga, o Escritório da Qualidade foi reativado, em outubro deste ano. Nesta nova fase, a atual gestão investiu em um profissional qualificado e com experiência...
Leia mais...

Educação Continuada: atendimento técnico, humanizado e de qualidade

Educação Continuada: atendimento técnico, humanizado e de qualidade
Nos dias 15 e 16 de outubro, no Centro de Estudo e Pesquisa Continuada – CEPEC, a coordenação de Enfermagem realizou mais uma etapa da Educação Continuada para a equipe assistencial. O...
Leia mais...

SESMT conta com mais um técnico em segurança do trabalho

SESMT conta com mais um técnico em segurança do trabalho
Devido ao crescimento constante da Santa Casa e ampliação dos serviços oferecidos pelo Hospital, o quadro funcional dobrou, sendo que alguns setores têm exigido mais profissionais, como o Serviço...
Leia mais...
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Warning: Call-time pass-by-reference has been deprecated in /home/storage/e/ca/7b/santacasaformiga/public_html/plugins/content/mp3gallery.php on line 101

Warning: Call-time pass-by-reference has been deprecated in /home/storage/e/ca/7b/santacasaformiga/public_html/plugins/content/mp3gallery.php on line 105

Eleitos novos membros da CIPA – Gestão 2014/2015

Meila Chagas e Weliton Faria são os presidentes da comissão

altNo dia primeiro de outubro, foi realizada a cerimônia de posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – Gestão 2014/2015, que terá como presidente a auxiliar administrativa e coordenadora de projetos, Meila Chagas, e o técnico de segurança do trabalho, Weliton Faria, como vice-presidente.

A nova gestão ainda contará com os membros titulares: José Edilson Araújo, Weyndershon Fonseca, Júnia Letícia, Jaqueline Aparecida, Soraia Maria, Renata Ulsúla e os suplentes: Marco Túlio Fernandes, Andréia Alvarenga, Suzane Cristina, Tereza Maria e Marília.

A comissão já se reuniu para discutir uma nova campanha a ser lançada no Hospital, relacionada a um assunto bastante comentado e vivido nos últimos dias pelos cidadãos formiguenses e de várias partes do país: a falta de água. Os membros estão planejando um grande movimento de conscientização entre funcionários e pacientes. 

Equipe do Centro Cirúrgico participa de capacitação sobre resíduos gerados no setor

altA enfermeira e responsável pelo gerenciamento dos resíduos do Hospital, Riquelme Pinheiro, esteve reunida, na tarde do dia 06 de outubro, com a equipe de trabalho do Centro Cirúrgico, para um treinamento sobre segregação e descarte correto dos resíduos gerados no setor.

Segundo Riquelme, a capacitação se faz necessária porque o setor tem recebido novos funcionários e a integração destes ao sistema é fundamental para manter o bom nível de eficácia sobre o assunto.

 

Coordenação cria novo cronograma de capacitações e treinamentos para a equipe de Enfermagem

altUma das metas do planejamento estratégico é capacitar todas as equipes de trabalho do Hospital. Dentre elas, uma das prioridades é a de Enfermagem. Para isso, a coordenação criou um cronograma de capacitações e treinamentos, até o final deste ano. A ação conta, ainda, com a parceria do setor de Recursos Humanos e da Administração, que estarão empenhados, colaborando e promovendo os encontros.

Nos dias 25 de setembro e primeiro de outubro, no Centro de Estudos e Pesquisas Continuados – CEPEC, a equipe de Enfermagem participou de um treinamento sobre Rotina de Hemotransfusão, ministrado pela enfermeira supervisora Vanessa Simões e pela enfermeira e responsável pela Agência Transfusional da Santa Casa, Ramira Martins.

UTI Neonatal

Constantemente, a equipe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal vem realizando treinamentos. Recentemente, os temas abordados foram Biossegurança, Método Canguru e Manejo da Dor. A capacitação foi ministrada pela enfermeira e responsável técnica Andreia Alvarenga.

 

 

 

Grande número de voluntários se apresenta para a doação de sangue em Formiga

Um Posto de Coleta Externa de sangue do Hemonúcleo de Divinópolis foi montado em Formiga na terça-feira (30).

altCerca de 300 voluntários compareceram para doar sangue, mas a capacidade de coleta, conforme programado pelo Hemonúcleoe divulgado pelos organizadores, era para apenas 120 bolsas.

A iniciativa do Rotary de Formiga contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa e Hemonúcleo de Divinópolis. A captação ocorreu das 8h às 13h e contou com a mobilização de uma equipe de 19 profissionais do Hemonúcleo de Divinópolis e 8 profissionais de Formiga.

Para Tainara Souza, que doou sangue pela primeira vez, essa ação é muito importante. “Precisamos nos mobilizar para ações desse tipo. Doar sangue é salvar vidas. Um dia poderemosprecisar de uma doação”, disse.

Eni Francisco da Silva também se voluntariou. Ele foi até o posto de coleta porque o tio da esposa dele estava precisando de transfusão de sangue. “Sou doador há muito tempo, mas foi a primeira vez que passei pela situação de ver um parente precisando de transfusão. Muitas pessoas não entendem a importância desse ato, até que necessite de uma transfusão ou veja um ente querido necessitar de uma bolsa de sangue para sobreviver”.

Para Julio Pedro da Silva, que também é doador, essa ação de coleta na cidade deveria ser realizada sempre. “Formiga deveria ter um posto de coleta fixo ou então ter ações como essa, pelo menos uma vez por mês. É muito mais cômodo poder doar sangue sem ter que sair da cidade. Essa ação com certeza mobiliza mais a população.”, declarou.

As bolsas de sangue coletadas foram encaminhadas para o Hemonúcleo de Divinópolis onde passaram por uma triagem laboratorial que detecta, por meio de testes, a classificação sanguínea e a existência ou não de doenças transmissíveis. O resultado dos testes será enviado para a casa dos doadores.

De acordo com a captadora de doadores de sangue e de medula óssea da Santa Casa de Caridade, Helena Oliveira, o resultado da campanha foi positivo. “Esperávamos receber no máximo 120 pessoas para a realização do cadastro e nos surpreendemos ao receber cerca de 300 pessoas. Alcançamos o objetivo”, declarou Helena.

O Hemonúcleo de Divinópolis forneceu todo o material para a captação como as bolsas de sangue e as cadeiras. A captação foi feita em um imóvel localizado à rua Teixeira Soares.

O número de pessoas que compareceu ao posto de coleta explicita que não há uma resistência da população em doar sangue. Ao contrário, é a precariedade da estrutura de transporte providenciada pela Prefeitura de Formiga que desestimula e impossibilita que os doadores possam ir até as cidades de Divinópolis e Belo Horizonte, onde estão os hemonúcleos mais próximos.

Neste ano de 2014, o jornal fez diversas denúncias referentes a problemas com o veículo providenciado pela Secretaria de Saúde para levar os voluntários. Há casos de quebra dos veículos por falta de manutenção e de interrupção da viagem no meio da estrada por falta de combustível ou uso de uma Kombi sem janelas e com capacidade para poucos doadores.

Conforme apurou o jornal, o veículo da Secretaria de Saúde está quebrado há mais de dois meses e o transporte para Divinópolis, onde é feita a captação de sangue, não está sendo realizado.

Fonte: Últimas Notícias

 

Cirurgia que previne derrame é realizada na Santa Casa de Formiga

altCom equipamentos de ponta e recentemente inaugurado, o serviço de Medicina Cardiovascular da Santa Casa conta com equipes médicas especializadas, as quais realizam procedimentos e cirurgias de alta complexidade.

O novo procedimento feito é a Angioplastia Carotídea, coordenada pelo hemodinamicista Dr. Eduardo Falchetto e o neurocirurgião e especialista em neurorradiologista intervencionista, Dr. Alexandre Cordeiro Ulhõa.

De acordo com Dr. Alexandre, a Angioplastia Carotídea é uma cirurgia que utiliza da tecnologia endovascular, ou seja, usa a própria artéria como caminho para tratar a lesão, que, nesse caso, apresenta uma obstrução do fluxo sanguíneo para o cérebro. “A cirurgia realiza a abertura do vaso com uma prótese, o stent (prótese metálica), que mantém a artéria aberta, com isso, é possível reestabelecer o fluxo sanguíneo normal para o cérebro, evitando, assim, o Acidente Vascular Cerebral – AVC, mais conhecido como derrame”, detalha.

Dr. Alexandre ainda explica que a cirurgia é bastante segura e as chances de uma vida mais prolongada são bem maiores. “É um avanço importante no tratamento das doenças vasculares cerebrais, pois trata-se de um procedimento minimamente invasivo, com menores riscos e melhor retorno à vida normal – em menor tempo”. O médico ainda ressalta que, nos últimos dez anos, conforme dados do Sistema Único de Saúde – SUS, o Brasil é o país com maior causa de mortalidade e morbidade de Acidentes Vasculares Cerebrais.

O médico e coordenador do serviço de Hemodinâmica da Santa Casa, Dr. Falchetto, explica que os procedimentos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, que conta com a presença de profissionais especialistas, de Enfermagem e, alguns casos, técnicos, para operar a máquina. O tempo médio de uma cirurgia de angioplastia gira em torno de 30 a 40 minutos. Após, o paciente é encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva – UTI, onde permanece em observação.

altA Cirurgia de Angioplastia Carotídea na Santa Casa de Formiga é realizada para pacientes de convênios e particulares. Porém, a Administração tem discutido com o Estado o credenciamento do serviço para os pacientes do SUS.

 

 

Página 4 de 123

4

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Usuários Online

Nós temos 19 visitantes online

Redes Sociais

Siga a Santa Casa no Facebook, Twitter e YouTube.

Datas e Eventos

 

 


convenios.gif