Terça, Setembro 02, 2014
Texto







Santa Casa de Formiga fará parte da retaguarda da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Oeste

Santa Casa de Formiga fará parte da retaguarda da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Oeste
Uma reunião entre secretários de saúde municipais, gestores e prestadores hospitalares realizada nos dias 18 e 19 de agosto, em Divinópolis, discutiu a implantação da Rede de Urgência e Emergência...
Leia mais...

Equipes da Santa Casa participam da 19ª SIPAT

Equipes da Santa Casa participam da 19ª SIPAT
Nos dias 25 a 29 de agosto, as equipes de trabalho da Santa Casa de Formiga participam da 19ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT. Todos os dias, estão sendo realizadas...
Leia mais...

Diretoria dá boas-vindas a participantes do treinamento de ambientação

Diretoria dá boas-vindas a participantes do treinamento de ambientação
Na manhã do dia 21 de agosto, a gestora administrativa, Marianna Xavier, o diretor assistencial, Dr.Fabrini Leão e a coordenadora do setor de RH e psicóloga, Danielle Rose, estiveram reunidos no...
Leia mais...

Obras na Santa Casa

Obras na Santa Casa
As mudanças oficiais de setores como: Faturamento, Financeiro, Administrativo, Departamento de Pessoal, sala de descanso dos funcionários e Serviço de Arquivo Médico e Estatístico – SAME...
Leia mais...

Comitê Gestor: reunião é marcada pelo trabalho em grupo e mudança da cultura organizacional

Comitê Gestor: reunião é marcada pelo trabalho em grupo e mudança da cultura organizacional
Desde a criação do novo planejamento estratégico da Santa Casa, redirecionado em novembro do ano passado, várias mudanças vêm sendo realizadas no Hospital, a começar pela Administração. Novos...
Leia mais...
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Warning: Call-time pass-by-reference has been deprecated in /home/storage/e/ca/7b/santacasaformiga/public_html/plugins/content/mp3gallery.php on line 101

Warning: Call-time pass-by-reference has been deprecated in /home/storage/e/ca/7b/santacasaformiga/public_html/plugins/content/mp3gallery.php on line 105

UTI Neonatal da Santa Casa é aprovada pela CIB-SUS/MG

altDesde o dia 1º de julho, a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Santa Casa de Caridade de Formiga voltou a funcionar. Porém, a internação das quatro crianças na unidade foi determinada pela Justiça, uma vez que a UTI ainda não está credenciada junto ao Ministério da Saúde.

Um passo importante para que esse credenciamento ocorra é a aprovação da estrutura pela Vigilância Sanitária, o que já ocorreu e pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais – CIB-SUS/MG, que também aprovou a constituição (estrutura e sistema de atendimento) da UTI Neonatal em reunião realizada na quarta-feira (16). “Estamos muito próximos de conquistarmos esse credenciamento. Após a homologação da aprovação do CIB, que deve ocorrer na segunda-feira (21), em 30 ou no máximo 40 dias o credenciamento deverá ser concretizado”, explicou o provedor da Santa Casa, Geraldo Couto.

A estrutura foi inaugurada no dia 8 de novembro de 2013 com previsão de funcionamento a partir de 1º de dezembro do mesmo ano, mas não foi o que ocorreu.

A primeira internação na unidade foi realizada no dia 17 de fevereiro, quando uma menina, nascida em Bom Despacho, que apresentou problemas respiratórios após o parto, foi trazida para a Santa Casa.

Algum tempo depois, a UTI parou de funcionar devido aos altos custos de manutenção que chegam a R$26 mil e que deveriam ser arcados pela própria Santa Casa. De acordo com a entidade, nesse período já estavam sendo preparados os documentos para o credenciamento, que são muitos, por isso a demora.

Com a aprovação da CIB-MG, o local já poderá voltar a funcionar. “Com a homologação, a Secretaria de Estado de Saúde passa a arcar com os procedimentos e a UTI pode voltar a funcionar”, completou Geraldo Couto.

Fonte: Últimas Notícias

Reservatórios de água do Projeto Energia Solar estão sendo fixados na Santa Casa

altEstão sendo fixados os quatros reservatórios de água do Projeto Energia Solar, da Cemig, na Santa Casa. O sistema irá beneficiar centenas de pessoas atendidas pela Instituição de Saúde, com a substituição dos chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar de água.

De acordo com o gestor de Patrimônio, Marco Túlio Fernandes, dentro de vinte dias, o novo sistema estará funcionando na Santa Casa. O mesmo possui 248 m² de placas coletoras e reservatórios com capacidade para armazenar 20.000 mil litros de água quente.

Santa Casa se organiza para cumprir projeto exigido pelo Corpo de Bombeiros

alt

Desde o início de julho, uma equipe prepara para instalar a tubulação contra incêndios se encontra nas dependências da Santa Casa, para realizar o cumprimento de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas, para garantir à edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico do Corpo de Bombeiros.

De acordo com gestor de Patrimônio, Marco Túlio Fernandes, após o cumprimento das normas, é emitido um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB. Pelo documento, o Hospital estará cumprindoo Artigo 6º da Lei Estadual nº 14.130/01, o Artigo 10º do Decreto nº 44.746/08 e a Instrução Técnica nº 34 – exigências do Corpo de Bombeiros.

O AVCB é válido por cinco anos, com exceção das edificações de recepção de público, cujo AVCB possui validade de três anos.

Marco Túlio ressalta que o trabalho de instalação, em todas as dependências do Hospital, será realizado em três meses.

 

 

 

Sipat 2014 promove I Café Julhino para funcionários

altNos dias 16 e 17 de julho, a Gestão 2013/2014 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA promoveu o I Café Julhino para os funcionários do Hospital.

Durante a confraternização, além do ambiente caracterizado, houve canjica e pipoca na hora do café. O evento foi promovido para todos os turnos e plantões dos funcionários.

Profissionais de saúde não poderão usar jalecos fora do hospital

altO plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta terça-feira (15), em segundo turno, o projeto de Lei 65/2011, que proíbe o uso de jalecos e uniformes hospitalares fora das dependências das unidades de saúde. Agora, o texto segue para a sanção ou veto do governador.

O texto do deputado Fred Costa (PEN), que tinha sido aprovado em primeiro turno no dia 11 de junho, altera o Código de Saúde de Minas Gerais (Lei 13.317, de 1999), de modo a obrigar os estabelecimentos sujeitos à fiscalização sanitária a zelar pelo uso adequado das vestimentas de biossegurança e equipamentos de proteção individual, que não poderão ser utilizados pelos funcionários fora do local de trabalho.

Conforme o projeto, o governo do Estado será responsável por definir punições para quem descumprir a lei. Já a fiscalização poderá ser feita pelos próprios hospitais ou pela Vigilância Sanitária estadual.

Uma legislação semelhante existe em Belo Horizonte desde 2010, mas é constantemente descumprida. Leis que restringem o uso dos jalecos e de uniformes fora dos ambientes hospitalares foram implantadas nos Estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, em 2011.

Possibilidade de contaminação

O principal argumento desses projetos de lei é a possibilidade de contaminação. Os uniformes seriam capazes de transportar germes e disseminar infecções. “O que motiva isso é o ponto de vista preventivo, já que não há evidência de que os trajes têm um papel efetivo na contaminação hospitalar. Porém, tudo leva a crer que isso acontece”, afirmou Fred Costa.

Em 2012, uma pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que os jalecos transmitem bactérias nocivas. Os bolsos e a região abdominal da roupa são os pontos mais críticos, com níveis de contaminação em 51% e 43%, respectivamente.

Para a presidente do departamento de infectologia da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Lucinéia Carvalhais, o jaleco não é o grande vilão das infecções hospitalares. Ela explica que existem procedimentos preventivos nas unidades e que o maior foco de contágio está nas mãos.

Página 4 de 117

4

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Usuários Online

Nós temos 17 visitantes online

Redes Sociais

Siga a Santa Casa no Facebook, Twitter e YouTube.

Datas e Eventos

 

 


convenios.gif